Saiba qual é a documentação necessária para comprar um imóvel
Comprar um imóvel é sinônimo de alegria, não é verdade? Afinal, investimento imobiliário significa estabilidade, bons rendimentos e, também, a garantia de uma moradia. Possuir imóveis representa tranquilidade para a vida presente e futura do proprietário. Entretanto, existem algumas burocracias na compra de uma casa ou apartamento que tornam as negociações um pouco mais complexas e complicadas.
Pensando nisso, preparamos este post para esclarecer qual é a documentação necessária para comprar um imóvel e, assim, tornar sua aquisição mais segura e fácil. Confira!
Afinal, qual a documentação necessária?
No Brasil, a documentação necessária para comprar um imóvel é regulamentada pelo Governo Federal e órgãos competentes da área. O intuito principal é assegurar a conformidade do imóvel perante os tributos e as normas técnicas de segurança para imóveis, além atestar a veracidade da negociação e a integridade de ambas as partes envolvidas.
Sendo assim, na hora de comprar um imóvel, fique atento aos seguintes documentos:
-
Cópia de documentos de identificação (RG)
-
Cópia da escritura definitiva em nome dos vendedores;
-
Planta do imóvel aprovada pela prefeitura, assinada por um engenheiro;
-
Certidão dominial vintenária;
-
Certidão negativa de impostos dos últimos cinco anos;
-
Certidão negativa de ônus reais e de ações reipersecutórias e alienações do imóvel;
-
Certidão negativa de IPTU;
-
A.R.T. do engenheiro responsável pela obra;
-
Averbação da construção no Registro de Imóveis;
-
Carta de “Habite-se” expedida pelo Registro de Imóveis;
Além destes, existem outros que podem ser necessários:
-
Certidão negativa de débitos condominiais, caso haja condomínio;
-
Declaração de saldo devedor, caso o imóvel seja financiado;
-
Declaração de pagamento de Foro, se o imóvel for construído em terreno foreiro.
-
Certidão de desapropriação, caso tenha ocorrido alguma desapropriação;
Logicamente, todo este processo de documentação depende do tipo de imóvel que você esta negociando e você deve contar com o apoio da imobiliária, por meio de profissionais que possuem grande conhecimento neste sentido. Na maior parte dos documentos, não é necessário o grande cuidado por parte do comprador para emiti-los, mas é de extrema importância a análise, junto com a construtora ou outro envolvido na negociação para reconhecer e realmente ter uma visão correta de como está o estado do imóvel fisicamente, tributariamente e legalmente.
E o contrato? Que cuidados é preciso tomar?
Após a reunião de todos os documentos necessários listados acima, é, então, produzido outro documento extremamente importante: o contrato. Ele será a efetivação da compra do imóvel, e nele estarão todas as especificidades da negociação e do imóvel, que devem estar em comum acordo entre as partes envolvidas. Portanto, antes de assinar o contrato confiando na boa fé, é necessário se assegurar do que está sendo comprometido. Por isso, nós recomendamos que você:
-
Leia e releia atentamente o contrato;
-
Chame um amigo, advogado ou corretor de confiança para ler e lhe ajudar a analisar;
-
Fique atento às condições de pagamento e ao estado do imóvel.
Ao comprovar a veracidade neste documento e aceitar as imposições, é possível assinar o contrato sem peso na consciência e com a certeza da realização de um grande negócio e a compra de um imóvel de qualidade!
Por que o comprador precisa saber tudo isso?
Como a parte burocrática da compra de um imóvel é algo que foge do cotidiano comum da grande maioria das pessoas, boa parte da população não possui o conhecimento sobre a documentação necessária para realizar a aquisição e acaba esbarrando nestes empecilhos inesperados durante toda a negociação. Logicamente, existem no mercado profissionais especializados em dar o suporte para os compradores neste sentido, mas é indispensável o mínimo de conhecimento possível da documentação por parte do comprador, afinal, ele é quem irá assinar os papéis e investir financeiramente.
Dúvidas? Deixe seu comentário! Assine nossa newsletter para mais conteúdos como este!