Saiba a melhor hora de comprar ou alugar um imóvel

comprar ou alugar um imóvel
4 minutos para ler

O Brasil possui um déficit considerável de habitações. Esse fato garante não apenas uma constante valorização do setor imobiliário, mas também alguma dificuldade para quem está em busca de uma propriedade para viver.

Por isso mesmo, é essencial saber qual é a melhor hora de comprar ou alugar um imóvel. Embora o mercado tenha oscilado bastante nos últimos tempos, agora parece ter se estabilizado em um patamar interessante.

Quer descobrir qual é a melhor alternativa para o seu perfil? Então confira o conteúdo que preparamos a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse tema:

Vantagens de comprar um imóvel

Possibilidade de reformas

Uma das vantagens de comprar um imóvel é que isso abre a possibilidade de fazer reformas. Se você gosta de fazer reformas e não abre mão de adaptar uma propriedade às suas necessidades, expectativas e demandas da sua família, a aquisição é a escolha perfeita para você.

É possível, por exemplo, investir em um conceito amplo ao converter algumas cozinhas tradicionais para a versão americana, que é contínua com a sala de estar e de jantar — alternativa perfeita para pessoas que gostam de dar pequenas reuniões e receber os amigos.

Geração de patrimônio

Outro indicador que pode ajudar a decidir qual é a melhor hora de comprar ou alugar um imóvel é se você sente a necessidade de começar a planejar o seu futuro com base em patrimônios.

Jovens profissionais e solteiros em geral, por exemplo, podem optar por passar algum tempo a mais arcando com o valor da locação sem maiores problemas. Já para quem é mais cauteloso e deseja ficar mais tranquilo, a aquisição é uma excelente opção.

Com controle financeiro e muita perseverança, é possível adquirir um bem de extremo valor e contar com essa segurança a mais para o seu dia a dia.

Desvantagens de comprar um imóvel

Gasto inicial elevado

A grande desvantagem de comprar um imóvel é, obviamente, o custo inicial elevado. Mesmo que você consiga procurar boas oportunidades no mercado, invariavelmente o preço de uma casa ou apartamento não será barato.

O financiamento é uma boa opção para quem não tem o montante total, mas vale lembrar que ele também requer uma entrada polpuda e que as prestações são mais altas do que o preço normalmente cobrado pelo aluguel.

Vantagens de alugar um imóvel

Pouco compromisso com o local

A facilidade em se mudar é um fato decisivo para muitas pessoas na hora de decidir entre comprar ou alugar um imóvel. Na locação, apesar da duração do contrato, o seu compromisso em permanecer na propriedade é muito menor do que se você fosse o dono.

Para se mudar em caso de uma proposta de emprego em outra cidade ou uma eventualidade qualquer, basta arcar com a multa prevista no acordo e pronto. Ainda há a possibilidade de negociar com o senhorio e conseguir uma rescisão amigável ainda mais barata.

Menor comprometimento de renda

Outro benefício de alugar um imóvel é que o comprometimento de renda é, logicamente, muito menor do que na compra. Nesse caso, o morador precisa apenas pagar o valor mensal estipulado no contrato.

Existem proprietários que exigem garantias locatícias, mas elas podem ser gratuitas, como no caso do fiador. Elas ainda podem ser equivalentes a alguns poucos alugueis, como no depósito ou no seguro imobiliário.

Desvantagens de alugar um imóvel

Arcar com os custos ordinários

Uma das desvantagens de alugar um imóvel é que, mesmo não sendo o proprietário, é preciso arcar com diversos custos e despesas da casa ou do apartamento. Usualmente, é o locatário que paga as taxas de condomínio e impostos como o IPTU, por exemplo.

Em caso de danos que não haviam antes do início do contrato, o gasto para reparos e consertos também fica por conta do inquilino.

Agora que você conheceu as vantagens e benefícios de cada opção, já sabe qual é a melhor hora de comprar ou alugar um imóvel? Gostou deste conteúdo? Então assine nossa newsletter e receba outros artigos como este no seu e-mail!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-