Vale a pena ter carro na faculdade? Saiba agora

3 minutos para ler

O período de graduação é um dos mais prazerosos e desafiadores na vida de qualquer pessoa, uma vez que aprendemos a atuar na área de nosso interesse e fazemos alguns dos melhores amigos da vida toda, mas não costumamos ter muito dinheiro sobrando. Por isso, preparamos este post mostrando se vale a pena ter carro na faculdade.

Logicamente, é uma decisão que traz muitas vantagens, como autonomia e liberdade de locomoção, mas também algumas desvantagens, especialmente se considerarmos os mais recentes reajustes no preço dos combustíveis.

Continue a leitura e veja como tomar a melhor decisão!

Analise bem a localização

O primeiro ponto que você precisa analisar para saber se vale a pena ter carro na faculdade é a localização da sua casa ou apartamento. Afinal, a grande utilidade de um veículo é facilitar a locomoção do proprietário, o que pode ser pouco necessário, por exemplo, para quem mora a poucas quadras do campus em que estuda a maior parte do tempo.

Por outro lado, se o imóvel for muito distante ou se o seu bairro não for bem atendido por transportes públicos, um automóvel pode fazer toda a diferença na sua rotina. Ele libera mais horários para estudar e faz com que você se canse menos durante o dia. Por isso, pondere bem, sobretudo antes de escolher onde viver.

Escolha o modelo adequado

Você analisou a localização e decidiu que vale a pena ter carro na faculdade? Excelente! Entretanto, não é qualquer veículo que pode atender perfeitamente às suas demandas, especialmente se não tiver muito dinheiro sobrando. Não caia na tentação de comprar modelos muito caros mesmo que a prestação não pareça tão assustadora assim.

O momento pede foco e investimento total nos estudos, o que indica que a aquisição mais recomendada é uma das versões de entrada ou automóveis com motores menos potentes, que gastam menos combustível. Se for apostar nos usados, que saem mais em conta, não deixe de checar a garantia para não gastar ainda mais com consertos e reparos.

Use caronas para dividir custos

Como mostramos, um dos pontos altos da vida universitária é que podemos fazer muitos amigos. Aliás, se a sua vida social na faculdade não anda das melhores, ter um carro e dividir caronas pode ajudar a conhecer mais pessoas, inclusive de outros cursos ou períodos. Portanto, comece a adotar essa prática na sua rotina.

Descubra quem mora nos bairros próximos ao seu e monte um grupo, que pode selecionar os horários similares de aulas e dividir os gastos com combustível. Pense que, se você tiver apenas uma pessoa para compartilhar as despesas, elas já caem pela metade. Ou seja, é uma estratégia muito inteligente para economizar.

Agora você já sabe se vale a pena ter carro na faculdade. Mas lembre que isso pode ser menos necessário se morar em um imóvel com uma excelente localização.

Gostou de aprender se vale a pena ter carro na faculdade? Quer escolher um imóvel com a melhor localização? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

contato whats
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-